segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Pão da vovó de Mariana



Ingredientes

3/4k de farinha de trigo
2 ovos
9 colheres (sopa) de açúcar
9 colheres (sopa) de azeite
1 colher  (chá ) rasa de sal
1 pacote de fermento para pão
água morna ou leite

Modo de fazer 

Misturar todos os ingredientes e deixar crescer por 40 minutos. Sovar bem a massa. 
Pode misturar erva-doce.
 Pode modelar em diversos formatos. 
Colocar para assar.
Quando tirar do forno umedecer com água a casca, para amaciar.


Receita  que passa de geração em geração.....

....é muito mais saborosa, vem com gostinho de carinho, saudades,  emoção.... A Rô aprendeu essa receita com a mãe dela, que sempre fazia em casa, pra família.  Agora a Rô se pôs a fazer especialmente para mandar pra netinha dela, a lindinha Mariana. Claro que também provamos. E estava delicioso. Me fez lembrar  a minha infância, quando o padeiro buzinava  na frente da minha casa, e eu corria pra  Kombi branquinha, e  escolhia o pão doce ou sovado. Pelo menos era assim que eu o chamava. Eu adorava...  Ele vinha enrolado num papel de seda, que eu não via a hora de desenrolar e muitas vezes comia ele quentinho.
Na minha adolescência eu comia um sozinha.. Mais tarde minha mãe pôs se a fazer uns pães deliciosos de aipim, que eu também  fui  apreciadora  entusiástica.  Pão de mã, de pai, de avô e  de avó não tem igual....



Nenhum comentário:

Postar um comentário